Google está trabalhando para melhorar a integração do Windows e Android
5 de janeiro de 2022
Estão basicamente fazendo o airPlay e o AirDrop da Apple para Android, Chrome e Windows.
O Google quer fazer para os usuários de Android e Chrome o que a Apple faz para as pessoas em seu ecossistema. Está anunciando um conjunto de novidades hoje na CES 2022 que foram projetadas para ajudar aqueles que usam dispositivos não-Apple, facilmente configurar, conectar e compartilhar perfeitamente entre plataformas. Isso envolve expandir as capacidades existentes de Fast Pair e Chromecast para mais produtos, bem como melhorar o compartilhamento de dados entre telefones Android e laptops. Na verdade, o Google disse que "pela primeira vez com o Android, também estamos focados em construir para outras plataformas, como o Windows".
Primeiro, Fast Pair. O Google está trabalhando com a Acer, HP e Intel para trazer o Fast Pair para os PCs Windows para que você possa conectar rapidamente seu telefone Android ao seu laptop. Em seguida, você pode configurar acessórios Bluetooth, sincronizar suas mensagens de texto e compartilhar facilmente arquivos via Nearby Share. Esse recurso chegará em PCs Windows selecionados ainda este ano.
Enquanto isso, o Google também está trazendo o Fast Pair para dispositivos além de wearables, carros e acessórios de áudio Bluetooth, para incluir coisas como TVs e dispositivos inteligentes. Ele já funciona com os Pixel Buds e alguns relógios Fitbit, permitindo uma configuração mais fácil nesses dispositivos. Em algumas semanas, o Chromebook pode detectar automaticamente seus fones de ouvido habilitados com Fast Pair quando você os ativar, permitindo que você se conecte a eles em um único clique. Novos Chromebooks que chegam ainda este ano serão mais fáceis de configurar também. Você pode conectar seu telefone Android com dados já salvos, como sua conta do Google e senha Wi-Fi.
A empresa disse que permitirá conectar fones de ouvido ao Google TV ou Android TV nos próximos meses, e que o Fast Pair também trabalhará com os novos dispositivos domésticos inteligentes habilitados com Matter. Isso deve tornar a adição de aparelhos conectados à sua rede doméstica mais fácil do que antes. Não parece tão simples quanto a configuração do HomePod da Apple, onde você pode apenas segurar seu iPhone perto do alto-falante para acionar o processo de instalação, mas teremos que esperar para ver a solução do Google em ação para ter certeza.
Depois que seus gadgets são todos configurados e sincronizados entre si, o Google também quer habilitar conexões convenientes à la Apple AirPlay ou AirDrop. Ela está trazendo suporte ao Cast para mais marcas, começando com todos os alto-falantes inteligentes Bose e soundbars, para que você possa transmitir música e áudio do seu telefone Android para alto-falantes compatíveis.
A empresa também está "construindo uma tecnologia para fones de ouvido habilitados com Bluetooth" que permitirá que eles alternem automaticamente a saída de áudio, dependendo do dispositivo que você está usando. Digamos que você está usando fones de ouvido enquanto assiste a um show em seu tablet Android e uma chamada vem em seu telefone. O sistema pausará seu filme e os fones de ouvido mudarão para o seu telefone e, em seguida, voltarão para o seu tablet quando sua conversa acabar. Isso funcionará para todos os áudios reproduzindo através de seus dispositivos em nível de sistema, em vez de ser baseado somente-em-aplicativos-suportados. Para usuários da Apple, isso é semelhante à forma como os AirPods podem alternar automaticamente entre iPads, iPhones e Macs.
O Google diz que fones de ouvido compatíveis também receberão suporte de áudio espacial para que você possa ouvir som direcional com base nos movimentos da sua cabeça para experiências mais imersivas. Essas características virão nos próximos meses.
Ainda este ano, o Phone Hub no Chromebooks também estará recebendo novos recursos para torná-lo mais útil. Por exemplo, você não terá que instalar aplicativos separados como Signal ou WhatsApp em seu laptop para enviar uma mensagem aos seus amigos através do seu telefone. Mensagens de aplicativos de bate-papo aparecerão no seu Chromebook e você poderá respondê-las a partir daí. O Google também está adicionando Camera Roll ao Phone Hub para que você possa visualizar suas mídias sem precisar abrir o photos.google.com.
Bloquear e desbloquear dispositivos e veículos também está ficando mais fácil. Assim como você faz no Apple Watch (e alguns dispositivos Samsung), você poderá usar seu relógio Wear OS 3 para manter seus dispositivos Chromebook e Android desbloqueados em quando você estiver por perto.
Os carros também estão recebendo uma atualização do Android. Os telefones Samsung ou Pixel agora serão capazes de bloquear, desbloquear e iniciar veículos BMW. Ainda este ano, também, telefones com suporte ultra wideband poderão abrir portas de carro sem que você precise tirá-lo de seu bolso. O Google também está adicionando suporte para compartilhamento de chaves, em conformidade com o padrão interoperável do Connected Car Consortium, para que você possa compartilhar remotamente o acesso ao seu veículo a partir do seu telefone. A empresa disse que está "trabalhando para trazer chaves de carros digitais para mais telefones e veículos Android ainda este ano".
Finalmente, você também poderá dizer ao Google Assistente para aquecer, esfriar, bloquear e desbloquear seu carro. Isso vem primeiro para os veículos Volvo, de acordo com o Google.
Tudo o que o Google anunciou hoje se encaixa com a visão de computação ambiental que a empresa fala há anos. "Isso é uma espécie de elemento fundamental para alcançarmos a visão da computação ambiental", disse o vice-presidente de experiências multidispositivos Erik Kay. Parece que quando essas atualizações são lançadas, os usuários não-Apple podem ter menos razões para invejar o ecossistema perfeito que os usuários de iPhone ou Mac desfrutam.
Fonte: engadget